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Projeto Aprender Brincando - O que são as Oficinas Pedagógicas?


A Oficina Pedagógica é um projeto que entrou em execução no ano de 1997 sob a Supervisão da professora Sueli de Oliveira Machado.
Atualmente as Oficinas Pedagógicas funcionam nas seis escolas municipais de Imbé.
São salas equipadas com jogos pedagógicos confeccionados artesanalmente pelas oficineiras e baseados na teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner. A professora oficineira trabalha de maneira lúdica, através de jogos, com os alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem na turma efetiva.
Os alunos frequentam as aulas na Oficina no turno inverso, tendo acesso através de ficha de encaminhamento preenchida pelo professor de classe, onde constam as dificuldades apresentadas pelo mesmo. As Oficineiras registram a frequência e realizam parecer descritivo do rendimento ao final de 12 horas aula na mesma ficha, entregando-as para a professora de classe e combinando quais alunos retornam para a Oficina. A supervisão da escola poderá acompanhar o desempenho dos alunos através das fichas de encaminhamento que ficarão arquivadas na Oficina.
O atendimento ao aluno é realizado em 3 horas semanais, sendo feito em duas vezes seguidas na semana, com duração de 90 minutos diários, totalizando 8 atendimentos mensais. Este encaminhamento será feito a partir da sondagem realizada pelo professor de classe durante o ano letivo.
Ao iniciar cada atendimento, é feito um planejamento da unidade com o objetivo de utilizar sempre jogos inéditos e que despertem a curiosidade do educando ao mesmo tempo em que atinja o objetivo de sanar a dificuldade mencionada na ficha de encaminhamento.
São trabalhados exclusivamente jogos e materiais lúdicos, que devem ser sempre novidade, de acordo com o planejamento da Oficina, explorando ao máximo cada jogo.
Os grupos são formados por, no máximo, seis alunos. Os alunos de 1º ano deverão receber três horas de atividades artísticas liberadoras com diferentes técnicas: trabalhos com argila, fantoches,desenhos, recortes, dobraduras, punção, maquetes, etc., para desenvolver a motricidade fina e três horas com trabalhos envolvendo a motricidade ampla (inteligência Cinestésico Corporal).
As Professoras Oficineiras tem um Diário, onde registram os alunos atendidos, os jogos usados e uma observação ao final de cada atendimento onde consta o máximo de informações sobre a aula.
Ao final do período de 8 atendimentos, é feita uma avaliação, onde é descrito as áreas de deficiência e/ou os objetivos atingidos, com clareza num relatório avaliativo.